O Que é Design de Moda?

itens de design de moda

O Design de Moda é realmente uma forma de arte dedicada à criação de roupas e outros acessórios que fazem parte do estilo de vida de alguém.

O design moderno de moda pode ser dividido em duas grandes categorias: pronto para vestir e alta costura.

As coleções de alta costura são dedicadas a um conjunto de clientes privilegiados e são de tamanho personalizado, para que possam caber apenas nesses clientes.

As coleções prontas para usar são dimensionadas de maneira padrão, não são personalizadas, portanto são mais adequadas para grandes tiragens de produção.

Eles também são divididos em duas categorias separadas:

  • criador/designer
  • coleções de confecções.

As coleções de designers tendem a ter uma qualidade mais alta e um acabamento mais fino, além de um design exclusivo.

Muitas vezes, são representantes de um certo tipo de filosofia e normalmente são criados para fazer uma declaração em vez de apenas serem colocados à venda.

As coleções de alta costura e pronto-a-vestir são apresentadas quando as passarelas internacionais acontecem.

A História do Design de Moda

O primeiro estilista de moda foi mais do que um simples alfaiate, Charles Fredrick Worth, deixou sua marca durante o século XIX.

Antes de montar sua casa de design com foco em moda na cidade de Paris, as roupas costumavam ser confeccionadas por costureiras que permaneceriam anônimas e os padrões de moda eram apenas derivados dos estilos usados ​​pelos membros das famílias reais.

Worth foi o primeiro designer a realmente fazer o trabalho de ditar aos seus clientes o que eles deveriam estar vestindo, em vez de receber pedidos deles.

A casa de moda de Worth tornou-se tão famosa que as pessoas puderam facilmente atribuir um nome e um rosto aos desenhos dele, pois sabiam que eram provenientes da Casa de Worth.

Este foi o começo da tradição de ter um designer para uma casa, não apenas para criar as roupas, mas também para representar o símbolo da marca.

Design de Moda: Transformações

O design de moda pode ser vagamente definido como “a arte de criar vestuário da moda”. Com o passar do tempo, no entanto, o conceito de “design de moda” se estendeu a outras coisas, como acessórios de moda, como joias, bolsas, calçados, etc.

Tendo em mente a evolução do design de moda, não seria errado defini-la como “a criação da moda”.

O design de moda realmente percorreu um longo caminho desde o mero desenho de roupas. O design de moda evoluiu para uma indústria de pleno sucesso hoje. É bem aceito como uma opção de carreira em todo o mundo.

Além de projetar, há uma série de outras alternativas de carreira que surgiram nesta indústria com o passar do tempo. Este artigo busca estudar a evolução da indústria da moda projetando o então e o agora.

No início do século 20, novos desenvolvimentos na moda ocorreriam em Paris primeiro, de onde se espalhariam para o resto do mundo.

Novos desenhos de roupas nasceriam em Paris antes de encontrarem seu caminho para outras partes do mundo.

A Capital da Moda

Em outras palavras, Paris emergiu como a “capital da moda“. “Moda” durante este período foi principalmente ‘alta costura’, projetado exclusivamente para indivíduos.

Em meados do século 20, roupas de moda começaram a ser produzidas em massa. A maior parte da produção aumentou, e as pessoas começaram a ter mais opções de vestuário.

No final do século 20, a conscientização da moda entre as pessoas aumentou, e eles começaram a escolher roupas para si mesmos com base no conforto e em seu próprio estilo, em vez de depender das tendências predominantes no mercado.

Hoje, como dito acima, o design de fashion é bem aceito como uma opção de carreira.

Especializações no Design de Moda

Vários institutos surgiram em todo o mundo, oferecendo cursos em diversas áreas da moda. O número de alunos que consideram a moda como uma carreira séria e que foram para cursos no mesmo tem aumentado ao longo dos anos.

Especializações em design de moda surgiram. Há uma ampla gama de opções para um estilista escolher, como por exemplo:

  • lingerie
  • roupa de banho
  • moda feminina
  • roupas de noiva
  • roupas infantis
  • roupas masculinas
  • calçados
  • bolsas
  • etc.

Saiba mais sobre designers de moda.

Estilistas

Estilistas costumavam ser autônomos mais cedo agora encontram uma série de oportunidades de carreira abertas para eles.

Eles podem trabalhar com empresas de vestuário e casas de exportação.

Eles também podem estar engajados no trabalho de remodelar a alta costura e adaptá-las aos gostos do mercado de massa. Eles também podem manter empregos em lojas de departamento ou lojas especializadas.

Outras Especializações

A evolução no campo da designação de moda deu origem a outros caminhos de carreira relacionados, como por exemplo:

Tecnologia no Design de Moda

Outra mudança significativa que surgiu na indústria de design de moda nos últimos tempos é o aumento do uso de computadores e tecnologia.

Uma série de pacotes de software surgiram para ajudar os designers no processo de concepção, bem como outras etapas na produção de uma peça de vestuário, de forma fácil e rápida.

Design de Moda no Comércio

O design de moda como comércio também cresceu. Os estilistas passaram a ter reputação não só em seus próprios países, mas também internacionalmente.

O número de desfiles e participação no mesmo aumentou consideravelmente nos últimos tempos.

Além disso, outras personalidades como por exemplo o cantor (e empresário) americano Kanye West também estão firmes neste segmento.

Veja essa parceria no mundo da moda feita por ele.

O design de moda não é, portanto, apenas o design e a criação de uma peça de vestuário, mas é um mundo em si envolvendo moda, design, criatividade, tecnologia e negócios.

Informações Sobre Cursos de Design de Moda

Você é uma pessoa realmente criativa que gosta de explorar o seu talento para a moda?

Se você é uma pessoa apaixonada por criar designs extremamente elegantes e originais, o design de moda deve ser a sua escolha de carreira.

Se você seguir uma carreira no design, isso não só proporcionará satisfação ao seu lado criativo, mas também proporcionará a você a oportunidade de se tornar realmente famoso com a sua entrada nesse setor glamouroso.

Para as pessoas que tocam os acordes certos, essa profissão oferece um salário bastante decente.

Uma das melhores maneiras de conhecer o tipo certo de pessoas e se estabelecer nesse campo é participando de cursos onlines ou de algum instituto de design de moda muito bom.

Esteja ciente de que, devido às demandas sempre crescentes deste curso, muitos institutos de design de moda novos começaram a abrir muitas vagas e muitas pessoas estão seguindo uma carreira no campo do design de moda.

Diante desse cenário, é aconselhável que você descubra mais sobre as faculdades ou cursos a distância que oferecem o melhor tipo de treinamento e educação nesse segmento.

Escolher o curso certo ajudará você a ter certeza de que está aprendendo os fundamentos desse campo com um instituto de renome e o tornará o estilista ideal que você poderia ser.

E nós vamos te ajudar nisso!

Você pode optar por alguns tipos específicos de cursos de design de moda online, como as opções abaixo: