Designers de Moda

Você sabe o que é um designer de moda? É um estilista é responsável por criar a aparência específica de roupas individuais, incluindo a forma, a cor, o tecido, os enfeites e outros aspectos do conjunto.

O designer de moda começa com uma ideia de como uma peça de roupa deve ser, transforma essa ideia em um design (como um esboço) e especifica como esse design deve ser transformado numa peça de roupa real por outros trabalhadores (de modeladores a finalizadores).

A categoria designer de moda inclui pessoas em diferentes níveis do negócio da moda, de costureiros conhecidos a designers anônimos que trabalham em casas comerciais prontas para vestir, a estilistas que podem fazer apenas pequenas modificações nos modelos existentes.

Designers de moda ocupam um lugar especial no mundo. Seu talento e visão não apenas desempenham um papel importante na aparência das pessoas.

O Papel do Designer de Moda

Embora os designers do século XXI ainda sejam, em certa medida, responsáveis pela criação de tendências, a noção de designers que ditam a moda foi substituída pelo design do estilo de vida.

A cada temporada, os designers seguem um processo de identificação de tendências e busca de inspiração, pesquisando tecidos e cores.

Eles então se concentram na criação de uma coleção que agrada ao estilo de vida de seus clientes-alvo específicos.

Embora as tendências da moda continuem emanando da Europa, muitos estilistas buscam inspiração nas ruas.

Os designers de moda, trabalhando em conjunto com as indústrias de cinema e música, lançaram ou ajudaram a popularizar tendências da moda como mod, punk, grunge, hip-hop e cholo.

Designers de moda são criadores e rastreadores de tendências. Muito do que eles agora projetam é uma resposta aos estilos de rua.

Formas de Atuação dos Designers da Moda

Com a ajuda de marketing e publicidade, os designers se promovem para o mundo.

Alguns designers comercializam seu visual através de desfiles, além de manter suas próprias lojas de varejo.

O conceito de emprestar seu nome a outros produtos licenciados é mais um veículo para expandir sua identidade de marca.

Muitos designers de celebridades realmente fazem muito pouco design das coleções que levam seu nome.

Uma tendência importante no negócio da moda é o uso icônico de esportes e ídolos da música para vender produtos.

Com a esperança de aumentar as vendas, os fabricantes contratam designers anônimos para criar roupas com nomes de celebridades.

A televisão, a Internet, aparências pessoais, filmes, anúncios impressos e cobertura editorial usadas como ferramentas de marketing da moda se tornaram tão importantes, se não mais, quanto as roupas em si.

Novos designers empresariais contam com a cobertura editorial para lançar coleções, enquanto empresas estabelecidas gastam milhões de dólares a cada ano em publicidade, marketing e promoção.

Varejistas e fabricantes de massa recrutam os serviços de empresas de pesquisa de mercado para prever as mudanças nos gostos dos consumidores, a fim de produzir produtos apropriados.

Os designers de moda utilizam dados para fins de design coletados de grupos focais e estudos de comportamento do consumidor.

O negócio da moda se transformou na ciência da moda.

O Futuro do Estilista

Os designers do século XXI estão começando a adotar novas tecnologias, como a digitalização do corpo para um ajuste personalizado, juntamente com as tecnologias de tricô sem costura e inteiras, que podem fabricar peças com o apertar de um botão.

Ambos são precursores de um movimento em direção à automação que mais uma vez revolucionará a indústria da moda.

Assim como a máquina de costura mudou a face da moda no passado, a tecnologia mudará no futuro.

Os projetistas do futuro, como no passado, continuarão atendendo às necessidades de seus clientes, mas o farão utilizando novos recursos e ferramentas.

Para criar novas linhas de produtos, os designers no futuro utilizarão tecidos de alta tecnologia, incluindo aqueles que possuem cura, proteção solar e outras qualidades únicas.

Projetar roupas no futuro pode ter mais a ver com função do que com fantasia.

Como se Tornar um Designer de Moda?

Design de moda é uma forma de arte. Para você se tornar um designer:

  • Você precisa ter uma personalidade criativa e artística
  • Você também deve ter boas habilidades de desenho para poder combinar tons, tons e cores
  • Você também deve poder trabalhar com todos os tipos de tecido e usar tecidos de maneira muito criativa e original
  • Os designers de moda de grande sucesso possuem uma imaginação visual muito boa e são capazes de expressar seus pensamentos em três dimensões enquanto transformam suas idéias em roupas bonitas
  • Os estilistas precisam estar cientes dos requisitos do mercado da moda
  • Você tem que ter fome de sempre aprender coisas novas em virtude de revistas, livros e periódicos sobre a indústria de design de moda e as novas tendências
  • Você também deve estar geralmente interessado em arte, visitando galerias de arte e interagindo com todos os tipos de artistas sempre que tiver oportunidade.

Um designer também deve ter a experiência e o conhecimento básicos de alfaiataria e ser capaz de diferenciar os vários níveis de qualidade dos tecidos.