Voz

O que é voz? O som da sua voz é produzido pela vibração das pregas vocais, que são duas bandas de tecido muscular liso que são posicionadas uma contra a outra na laringe.

A laringe está localizada entre a base da língua e o topo da traqueia, que é a passagem para os pulmões (veja a figura).

Quando você não está falando, as pregas vocais são abertas para que você possa respirar. Quando é hora de falar, no entanto, o cérebro orquestra uma série de eventos.

As pregas vocais se juntam enquanto o ar dos pulmões passa, fazendo-os vibrar. As vibrações produzem ondas sonoras que viajam pela garganta, nariz e boca, que atuam como cavidades ressonantes para modular o som.

A qualidade da sua voz – volume e tom – é determinada pelo tamanho e formato das pregas vocais e das cavidades ressonantes. É por isso que as vozes das pessoas parecem tão diferentes.

Muitas pessoas usam suas vozes para o seu trabalho.

Cantores, professores, médicos, advogados, enfermeiros, vendedores e oradores públicos estão entre aqueles que fazem grandes exigências em suas vozes.

Isso os coloca em risco de desenvolver problemas de voz.

Estima-se que 17,9 milhões de adultos nos EUA relatam problemas com a voz. Alguns desses distúrbios podem ser evitados cuidando da sua voz.

Como Saber Quando Sua Voz Não Está Saudável?

Se você responder “sim” a qualquer uma das seguintes perguntas, poderá ter um problema de voz:

Sua voz ficou rouca ou rouca?

Você perdeu a capacidade de tocar algumas notas altas ao cantar?

Sua voz de repente soa mais profunda?

A sua garganta costuma ficar áspera, dolorida ou tensa?

Tornou-se um esforço para conversar?

Você se vê limpando a garganta repetidamente?

Se você acha que tem um problema de voz, consulte um médico para determinar a causa subjacente.

Um médico especialista em doenças ou distúrbios dos ouvidos, nariz e garganta, e que pode diagnosticar melhor um distúrbio da voz, é um otorrinolaringologista (às vezes chamado de otorrinolaringologista), às vezes chamado de otorrinolaringologista.

Seu otorrinolaringologista pode encaminhá-lo a um fonoaudiólogo. Um patologista da fala pode ajudá-lo a melhorar a maneira como você usa sua voz.

O Que Causa Problemas de Voz?

As causas de problemas de voz incluem:

Infecções respiratórias superiores

  • Inflamação causada pelo refluxo gastroesofágico (às vezes chamado de refluxo ácido, azia ou DRGE)
  • Mau uso vocal e uso excessivo
  • Crescimentos nas pregas vocais, como nódulos vocais ou papilomatose laríngea
  • Câncer da laringe
  • Doenças neurológicas (como disfonia espasmódica ou paralisia de prega vocal)
  • Trauma psicológico.

A maioria dos problemas de voz pode ser revertida tratando a causa subjacente ou através de uma variedade de tratamentos comportamentais e cirúrgicos.

Dicas Para Evitar Problemas de Voz

Fique Hidratado:

Beba bastante água. Seis a oito copos por dia são recomendados.

Limite a ingestão de bebidas que contenham álcool ou cafeína, o que pode causar a perda de água do corpo e secar as pregas vocais e a laringe. O álcool também irrita as mucosas que revestem a garganta.

Use um umidificador em sua casa. Isso é especialmente importante no inverno ou em climas secos. Recomenda-se 30% de umidade.

Evite ou limite o uso de medicamentos que ressecam as pregas vocais, incluindo alguns medicamentos comuns para resfriados e alergias.

Se você tiver problemas de voz, pergunte ao seu médico quais medicamentos seriam mais seguros para você usar.

Mantenha um Estilo de Vida e Dieta Saudáveis:

Não fume e evite o fumo passivo. A fumaça irrita as pregas vocais. Além disso, o câncer das pregas vocais é visto com mais frequência em indivíduos que fumam.

Evite comer alimentos picantes. Alimentos condimentados podem fazer com que o ácido do estômago se mova para a garganta ou esôfago, causando azia ou DRGE.

Inclua muitos grãos integrais, frutas e vegetais em sua dieta. Esses alimentos contêm vitaminas A, E e C. Eles também ajudam a manter saudáveis ??as membranas mucosas que revestem a garganta.

Lave as mãos frequentemente para evitar resfriados ou gripes.

Descanse o suficiente. A fadiga física tem um efeito negativo na voz.

Pratique exercícios regularmente. O exercício aumenta a resistência e o tônus ??muscular. Isso ajuda a fornecer uma boa postura e respiração, necessárias para uma fala adequada.

Se você tiver azia persistente ou DRGE, converse com seu médico sobre mudanças na dieta ou medicamentos que podem ajudar a reduzir os surtos.

Evite enxaguatório bucal ou gargarejos que contenham álcool ou produtos químicos irritantes.

Se você ainda deseja usar um enxaguatório bucal que contenha álcool, limite seu uso à lavagem oral. Se for necessário gargarejar, use uma solução de água salgada.

Evite usar enxaguatório bucal para tratar o mau hálito persistente.

A halitose (mau hálito) pode ser o resultado de um problema que o enxaguatório bucal não pode curar, como infecções de baixo grau no nariz, seios nasais, amígdalas, gengivas ou pulmões, bem como o refluxo do ácido gástrico no estômago.

Use sua Voz com Sabedoria:

Tente não usar demais sua voz. Evite falar ou cantar quando sua voz estiver rouca ou cansada.

Evite usar os extremos do seu alcance vocal, como gritar ou sussurrar. Falar alto e baixo demais pode estressar sua voz.

Pratique boas técnicas de respiração ao cantar ou conversar. Apoie sua voz com respirações profundas do peito e não confie apenas na garganta.

Cantores e palestrantes costumam ensinar exercícios que melhoram esse tipo de controle da respiração. Falar pela garganta, sem respirar, exerce grande pressão sobre a voz.

Evite embalar o telefone ao falar. Colocar o telefone entre a cabeça e o ombro por longos períodos de tempo pode causar tensão muscular no pescoço.

Considere usar um microfone quando apropriado. Em ambientes relativamente estáticos, como áreas de exposição, salas de aula ou salas de ginástica, um microfone leve e um sistema de alto-falantes e amplificadores podem ser de grande ajuda.

Evite falar em locais barulhentos. Tentar falar acima do ruído causa pressão na voz.

Considere terapia de voz. Um fonoaudiólogo com experiência no tratamento de problemas de voz pode ensiná-lo a usar sua voz de maneira saudável.

Use sua Voz para Cantar

Saiba agora como cantar bem!